sexta-feira, 4 de maio de 2012

10 corporações que dominam nossas vidas












Quem diria que o dinheiro que você gasta com uma blusinha da Stella McCartney, um hidratante Kiehl´s e o leite Ninho vão parar na mesma conta, a da Nestlé.

Click na imagem acima para ver a versão grande desse mapa. Vale à pena analisar, refletir e chegar as suas próprias conclusões. Eu já cheguei as minhas...

- Mapa publicado no blog francês Convergence Alimentaire e reproduzida no site de notícias americano Huffington Post, os dois eu recomendo. 

- O mapa não reflete novas aquisições ou vendas feitas por essas empresas quase que mensalmente. Vale ressaltar que a Kraft, por exemplo, por muitos anos pertenceu a fabricante de cigarros Phillip Morris. E que a Johnson & Johnson anda de braços dados com a farmacêutica Merck.

- Corporações como essas não pensam na qualidade do produto final como o objetivo, é tudo tão impessoal. O que importa são as ações na bolsa de valores.

- O pior de tudo é que essas empresas são totalmente dependentes da indústria do petróleo, do milho e da soja (transgênicos e controlados pela Monsanto), que são as três principais matérias-primas de tudo que se vê no mapa. Consumimos um grande laboratório químico.

 - Fiquei triste de saber que a Body Shop, uma rede de produtos de beleza inglesa, que tem uma história super bacana, criada ativista Anita Roddick, também tenha acabado nas mãos da Nestlé, acho que ela não ficaria nada feliz - rest in peace.

-Há uns dez anos atrás, em um dutty free do JFK em NY, uma vendedora me disse enquanto eu olhava os batons da Clinique, "check out the L´Oréal ones, they are the same, they are the same company" ("Veja os batons da L´Oréal, eles são os mesmos, eles são da mesma empresa"). Aquilo me marcou. Para mim produtos Clinique e produtos L´Oréal tinham imagens totalmente diferentes. Nesse mapa, a Clinique ficou de fora, será que foi vendida para outro ou eles esqueceram mesmo?   

- Para muitos brasileiros esse mapa não é tão estarrecedor assim porque é o raios-X do supermercado americano. Mas infelizmente os nossos estão indo para o mesmo caminho. Outro dia vi uma senhora comprar seis saquinhos de purê de batata em pó, morri de pena e tristeza.

- Compre produtos produzidos localmente. Compre produtos que demonstrem integridade na sua origem, no seu feitio e preparo.

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2 comentários:

  1. Respostas
    1. E daí? Boa pergunta. E daí que o Santos é tricampeão paulista, que o Edson Celulari tem namorada nova, que a Colorama lançou uma nova cor de esmalte, ou que a filha da Joana está gripada e ela postou dez fotos da carinha de dodói da filha e recebeu 20 comentários de solidariedade das colegas blogueiras. E daí? Eu pessoalmente achei esse mapa super interessante e resolvi postar, o blog é meu certo? Acho a info válida seja você uma executiva corporativista, um estudante de publicidade, uma mãe interessada em saber da onde vem a comida que ela coloca na boca do filho, ou uma estilista em começo de carreira. Se esse mapa não te diz nada, a ficha não cai, não vou ser eu que vou te sacudir.
      Agora a nível pessoal, eu tento evitar absolutamente todos os produtos produzidos por essas empresas. Escovo meu dente com especiarias ayurvédicas, limpo minha casa com álcool de cereais, mato barata com chinelo, faço questão de pagar o triplo por um tomate orgânico, absolutamente nunca comprei um refrigerante na minha vida. Mas essa sou eu, a “hippie” que acha mais “chic”uma criança com sapatinhos feitos à mão do que um mini tênis Adidas. Mas também sou mãe de duas crianças que são bombardeadas por personagens que vendem as coisas mais desnecessárias do mundo e por eles eu me rendo. Minha filha de sete anos sabe recusar cada canudinho que tentam enviar no seu suco de laranja servido de preferência no copo de vidro, mas sonha com cada lançamento de sapato plástico da Barbie. E em meio a contradições e convicções eu levo a minha vida de maneira que eu acredito ser melhor para mim, minha família e a minha casa, o planeta Terra.

      Anônimos, eu sonho em saber se vcs recebem a resposta... Obrigada por comentar.

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