domingo, 16 de outubro de 2011

Os 15 alimentos que você deve consumir orgânico

1 – Pimentão. Vermelho, verde e amarelo, não importa a cor, 80% dessa fonte excelente de cálcio, potássio e vitamina C chegam às nossas mesas contaminados por agrotóxicos.

2 – Morango. Difícil de cultivar, principalmente aqui nos trópicos, então cerca de 50 tipos de pesticidas são aplicados para evitar o ataque de fungos. O problema é que o coquetel químico é facilmente absorvido. Segundo a ANVISA, 50% dos morangos prontos para o consumo no Brasil apresentam vestígio dos venenos. Se não for orgânico eu diria: bye bye merengue!

3 – Uva. Cerca de 30 pesticidas são detectados na fruta dos deuses. Sabe aquele camadinha branca que você não consegue tirar sem destruir o cacho? 54% apresentam contaminação. Pois bem, se eu fosse você evitaria. Item para uva passa, vinho e suco de uva. Felizmente, a versão orgânica dos dois últimos já são encontradas com alguma facilidade no mercado brasileiro.

4 – Alface. A verdura mais consumida pelos brasileiros tem mais de 50 tipos de pesticidas corriqueiramente borrifados em suas folhas verdinhas. Se lavar sai? Bem, o buraco é mais embaixo. Nesse caso o solo já está contaminado e conseqüentemente a água absorvida pela planta também. 38% chegam ao seu prato com resíduos de pesticidas. Se você não achar orgânico no mercado, procure a verdura em hortas de bairro, comum em cidades do interior, onde as práticas de cultivo são bem menos agressivas.

5 – Tomate. Esse fruto não está na lista do órgão Americano nos teste de 2011. No entanto, por vários anos esteve no topo da lista. O que aconteceu? Especialistas acreditam que de tanto ser atacado na mídia, os produtores resolveram maneirar no uso de produtos químicos e reconquistar o consumidor, também não é a toa que o tomate orgânico é um dos produtos mais consumidos nos EUA. Já aqui no Brasil a coisa está feia, 35% dos tomates consumidos são contaminados. Vários agrotóxicos são borrifados e até injetados nos tomates e o que é pior, alguns pesticidas banidos pelo ministério da agricultura pelo seu alto risco a saúde humana são utilizados nas plantações. Tem alguém pra fiscalizar!? Exija orgânico. 

6 – Maçã. Mais de 40 tipos diferentes de pesticidas são encontrados na fruta para evitar fungos e insetos. Parece mais a maçã da bruxa da branca de neve. Se você não encontrar maçãs orgânicas com facilidade, não vacile e sempre descasque a fruta antes de consumir.

7 – Batata. Hááááááá, já estou ouvindo os gritos de desespero. Detonar a comida favorita de 10 entre 10 brasileiros com 35 tipos de pesticidas é um crime. Fritar não vai mudar muita coisa, o coquetel também vai estar na estrutura do tubérculo. Encontrar batata orgânica por aqui não é tarefa fácil, portanto ao menos sempre descasque antes de cozinhar para reduzir o nível de contaminação.  

8 – Pêssego e Nectarina. Assim como o morango essas frutas estão carregadas com até 60 tipos diferentes de agrotóxicos. Há alguns anos atrás fui parar no hospital com uma alergia severa depois de consumir um pêssego. Desde então ignoro uma das minhas frutas favoritas, mas se for orgânica, nhac!

9 – Leite e derivados. Como assim? Ninguém dá pesticida para vaca beber, mas quase. As vaquinhas da indústria leiteira são constantemente tratadas com antibióticos. O uso do hormônio do crescimento sintético BGH é corriqueiro (com riscos comprovados a saúde humana). E cada vez mais a vida em pastos verdejantes está ficando para traz, elas ficam encarceradas e são alimentadas com milho e soja transgênicos carregados em pesticidas.  O leite resultante dessa alquimia do mal é o que você consome na caixinha acrescido de mais alguns conservantes para durar até um ano fora da geladeira. E eu te pergunto, será que isso é leite? Ah, o popular leite fresco “Xandô” também tem BGH. 
Solução? Difícil, já que os supermercados tradicionais não estão preparados para fornecer o leite orgânico, que estraga com facilidade e tem prazo de validade curto. Mas eu vou deixar aqui o telefone do Sitio Caipirinha em Botucatu, SP. Eles produzem leite orgânico e derivados que são extraordinários. Ligue e descubra se eles atendem a sua região. Tel: (14) 38817542

10 – Soja. Nos últimos anos a soja conquistou o posto de super alimento e conquistou a preferência de consumidores veganos e adeptos da alimentação saudável. O problema da soja reside no fato de que, hoje, 90% da soja cultivada no Brasil ser transgênica, o que significa que ela é resistente ao uso do Roundup (um agrotóxico poderoso é altamente perigoso para a saúde humana), que é amplamente utilizado nessa lavoura. E tem mais, a soja transgênica não apresenta diversidade biológica e conseqüentemente baixo valor nutricional. Como essa é uma “aberração” recente (últimos 10 anos nos EUA e 6 anos no Brasil), ainda não se sabe quais são as conseqüências para a saúde humana. Oooh! Você não sabe o que vai dar para as crianças para substituir o suco de soja? Opte por sucos de frutas naturais: maracujá, manga, abacaxi...

11 – Milho. A semente transgênica do milho também dominou. Então tudo o que foi dito acima, idem. Você já notou como os salgadinhos como Fandangos, Cheetos entre outros vêm escrito na embalagem: milho geneticamente modificado?

12- Arroz.  Por ser o alimento mais consumido na dieta dos brasileiros, a ingestão de resíduos de pesticidas veiculadas ao arroz são enormes. Já existem várias opções do produto orgânicos nos grandes supermercados como Blue Ville, Tio João, Volkmann, Fazenda entre outras.  Vale à pena conferir.

13 – Café. O nosso santo cafezinho de todo dia também é vitima do uso indiscriminado de pesticidas. Como a oferta de café orgânico já é uma realidade no mercado, opte pelo saudável. Algumas marcas: Cia Orgânica, Native e Morro Grande.

14 – Açúcar. Pelas razões as essas alturas óbvias, opte pelo orgânico e menos processado como o demerara e mascavo. Native é a marca mais encontrada nos supermercados, mas até o açúcar União está dando passos em direção a essa tendência. É o consumidor que manda.

15 – Feijão. Em setembro desse ano, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança aprovou o cultivo e a comercialização do feijão transgênico. Que medo, não?! O produto deve começar a entrar no mercado daqui há 2 ou 3 anos. Pelas razões que vocês já devem estar familiarizados se consegui ler esse post até aqui, já existe muita gente contra essa medida e muita água ainda vai rolar, assim espero. Vamos juntos dizer não ao feijão transgênico e a melhor maneira é aumentar o consumo de feijão orgânico, afinal queremos exatamente o oposto.

Obs.: Essa lista foi baseada, em parte, na realidade do mercado americano, onde anualmente vários alimentos são testados pela Environmental Working Group. E parte, pelos testes  realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Fiz um bem bolado e adaptei a lista para a realidade brasileira, considerando o grau de toxidade que chega a mesa do consumidor, os produtos mais consumidos e a disponibilidade da alternativa orgânica no mercado.
Outro fator a considerar é que no Brasil, a variedade de pesticidas não é tão extensa como no mercado dos EUA. No entanto, o uso de pesticidas só está crescendo. O cerco aperta no hemisfério norte contra esses químicos e eles vêm despejar a porcaria por aqui. Pequenos agricultores que faziam uso de agrotóxicos por causa do custo, com o aumento da oferta, agora fazem por pura ignorância. Além do que, com a baixa fiscalização, agricultores fazem uso de agrotóxicos banidos e muitas vezes não esperam o tempo de carência do produto antes de enviar as frutas e verduras para o consumidor, aumentando o grau de toxidade.

Para ajudar na hora de consumir produtos orgânicos:
http://www.nativealimentos.com.br – info produtos Native
http://www.maeterra.com.br – info produtos Mãe Terra
http://www.ecobiosaude.com.br – loja online
http://www.bioeorganicos.com.br – loja online
http://www.prefiraorganicos.com.br – site do ministério da agricultura
http://www.mst.org.br/producao-de-arroz-organico-coopat - legal de saber

Fontes:
http://www.thedailygreen.com/healthy-eating/eat-safe/Dirty-Dozen-Foods?click=smart&kw=ist&src=smart&mag=TDG&link=#fbIndex1 
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/15/brasil-aprova-uso-de-feijao-transgenico-925362452.asp#ixzz1arOJThgQ http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1058/os_10_alimentos_mais_contaminados_por_agrotoxicos/
http://www.terra.com.br/reporterterra/transgenicos/soja_brasil.htm

Se você gostou desse post, você também vai gostar de: http://mhcmc.blogspot.com/2011/10/bebes-estao-nascendo-pre-poluidos.html

4 comentários:

  1. Como é que eu não conhecia esse blog? Adorei e já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Legal, comecei há apenas um mês, fique ligada que vai ter muita info interessante sendo postada. abç

    ResponderExcluir
  3. uau!! nossa ju estou boquiaberta!! é claro que muito disso ai a gente sabia, mas falando assim... vou voltar correndo pros meus orgânicos!

    obrigada!
    bj
    Lia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, minha família e eu agradecemos! Adorei o pague mais e coma menos (Porcarias, rs!) Vou adaptar, fazer cortes e 2012 será de produtos orgânicos.

    Estou seguindo...

    ResponderExcluir