O charme das bonecas de pano |
Já faz tempo que decidi sobre aquilo que considero de bom gosto e elegante, ao menos no que diz respeito ao que vestimos, possuímos e ostentamos. Nunca gostei de excessos, nem de barato que imita o caro, muito menos da última moda “que está na cara que não fica bem em você”. Tudo isso, para mim, sempre foi sinônimo de cafona. Mas eu cresci e aprendi a respeitar. Hoje, elegante são aqueles confortáveis com a própria pele.
Entretanto sempre admirei a originalidade no ser e no criar. Adoro descobrir um designer, artesão ou artista que cria algo diferente em uma loja descolada ou feirinha. Admiro a galerinha “hippie”, que cria verdadeiras jóias. O trabalho de ceramistas. Novos estilistas e suas peças originais. Enfim, curto o feito à mão, o único e o criativo. Infelizmente, cada vez mais o nosso comércio está sendo invadidas por imitações baratas e muito plástico. Aquilo que chega as nossas mãos muitas vezes são fruto do trabalho semi escravo e da degradação ambiental. E o verdadeiro criador nesse contexto vai sendo desvalorizado. Parece até que a única coisa que importa para o consumidor é o preço. Mesmo que o barato saia caro, já que muito do que se encontra nessa linha não dura quase nada e vira lixo rapidinho.
É por isso que eu considero o site de compras Etsy.com uma idéia incrível. Para quem não conhece, o Etsy é um mercado livre para artesões, designers e artistas do mundo inteiro. Imagina quantas coisas bacanas é possível encontrar nessa grande feira online. Mas acima de tudo o que me empolga é a possibilidade de uma nova consciência em se tratando de consumo. Por isso, resolvi traduzir aqui o editorial “manifesto” do Etsy. E que sirva de inspiração para todos os criadores e consumidores.
“Somos os antropologistas do comércio. Somos curiosos e queremos saber sobre as pessoas, o que elas fazem, trocam e consomem. Acreditamos que olhando para as coisas que importam nas nossas vidas, somos capazes de entender o que nos move como seres humanos.
No mundo todo está surgindo a necessidade de se saber a história por trás daquilo que consumimos – quem fez, como, que caminho percorreu até nos? Nós estamos aqui para contar essa história, para apresentar a vocês a história de artesões, artistas, colecionadores e seus produtos.
O famoso designer de tecidos, o inglês William Morris, uma vez disse que ‘você não deve ter nada na sua casa que não seja útil ou acredite ser realmente belo’. E assim como vocês, nós estamos cansados da artificialidade e feiura da maioria dos produtos por aí. Nosso objetivo é inspirar com o criativo, durável, vanguardista, confortável, provocativo e adorável.
A nossa missão é relatar sobre aquilo que importa para os membros da Etsy. Incentivar os pequenos produtores, negócios e artistas. A boa alimentação. E a sustentabilidade. Juntos nós vamos nós vamos definir o que significa viver a vida ‘feita à mão’ e como as ‘coisas’ se relacionam com o nosso bem estar comum.
O Etsy é um belo experimento que visa trazer de volta a comunidade e a cultura para aquilo que consumimos. Nós mergulhamos nas profundezas do mercado e retornamos com aquilo que está emergindo. Nós sabemos que ‘mercados são conversas’ e nos queremos que vocês conversem com a gente.”
Equipe Etsy
Algumas idéias do que você vai encontrar por lá, tudo feito à mão...
Lindas blusas pintadas à mão |
Adoráveis sapatinhos de tecido |
Sabonete artesanal de leite de cabra, aveia e mel |
Belos pingentes |
Porta retratos lindos como esse |
Esse jogo de memória inesquecível |
Canecas de cerâmica pra lá de originais |
Sapatinhos de crochê que são um sonho |
E que tal o seu baixinho com uma blusa de dino como essa? |
Se você gostou desse post, você também vai gostar de:
Eu, meus filhos e os brinquedosPatimaria: Moda sustentável
FVM: Jogo de boliche reciclado
A etsy é uma perdição! Nunca comprei nada! kkk mas vivo babando na "vitrine"bjo
ResponderExcluirEu também nunca comprei nada no etsy, mas serve de inspiração...
ResponderExcluirTe citei no meu último post... http://mhcmc.blogspot.com/2012/03/reflexoes-sobre-amamentacao-e-outras.html
Obrigada por comentar, bj