quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vamos tirar o planeta do sufoco

Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Vocês não imaginam como eu estou feliz com a nova medida do Governo do Estado de São Paulo e da APAS (Associação Paulista de Supermercados) de abolir o uso de sacolas plásticas a partir de hoje, dia 25 de janeiro de 2012. Para mim essa é uma notícia que deve ser comemorada com grande estilo, acho que vou correr no supermercado, comprar uma “champagne” e sair com ela na mão.
Eu me lembro quando eu era adolescente e li em uma revista que na Nova Zelândia não eram distribuídas sacolas plásticas nos supermercados, você tinha que levar a sua própria. Achei a info muito legal e aquilo sempre ficou comigo. Na época, eu ainda não tinha a dimensão dos fatos, o tamanho do estrago ambiental decorrente do uso do plástico. Acho que nem sabia que era feito de petróleo. Só me lembro de achar a medida correta, puro instinto. Só anos mais tarde é que a ficha caiu completamente e eu deliberadamente passei a recusar sacolas plásticas ou qualquer embalagem ou utensílio desnecessário como canudinhos, talheres descartáveis, copos plásticos e afins.
Eu sei que já tem muita gente fazendo cara feia contra essa medida, é difícil fazer as pessoas saírem da zona de conforto que elas criam em torno de si, mudar os hábitos. Esses são alguns argumentos que eu escuto contra e é assim que eu os retrucaria:
- Eu uso as sacolinhas no lixinho da cozinha e do banheiro e agora eu vou ter que comprar...
Eu também uso uma única sacolinha no lixo da cozinha por dia e é nela que eu coloco o lixo para fora. Mas eu reciclo absolutamente tudo, tenho um lixão onde eu coloco latas, vidros, plásticos, papel e semanalmente eu levo o lixo separado para um centro de reciclagem. Eu também tenho um vaso grande de barro com terra no meu quintal que eu jogo sementes e cascas de frutas e verduras e uso a terra para fazer novas mudas e adubar minhas plantas. Quer dizer, no final do dia eu junto o lixo do banheiro, que fica sem saquinho, com o da cozinha e pronto. Os meus saquinhos vêm de destinos aleatórios, só sei que nunca fiquei sem. Ou é alguém que me traz alguma coisa e sempre vem em um saco, ou eu pego voando na rua (vocês já repararam na quantidade de sacolinhas voadoras por ai?), uma loja vizinha joga tanto saquinho de roupa no lixo que eu sempre pego para dar um segundo uso etc. Também uso o saco do arroz, já usei os do pacote de fraldas. O que eu quero dizer é que saquinho não vai faltar se você tiver a atitude correta. Dá trabalho sim. Mas é o tipo de atitude que também gera satisfação. Mesmo porque, quem estava habituado a pegar todos os saquinhos que te empurravam em uma compra de supermercado deve ter saco acumulado para uns 2 anos de lixinho e se não acumulou, fez errado e os jogou no lixo, e é exatamente esse tipo de desperdício que queremos evitar.  Se reinvente.
- Eu sempre esqueço minhas sacolas retornáveis em casa...
Então passe a não esquecer, poxa! Você esquece sua carteira, seu celular? Quando levar suas sacolas se tornar um hábito você não vai ser pega de surpresa. Eu deixo umas duas no carro e sempre tenho uma molinha na bolsa. E se por algum motivo não tenho nenhuma, uso uma caixa de papelão e se a compra é pouca saio com tudo na mão mesmo, sem vergonha nenhuma. Você precisa do saquinho mini que te entregam na farmácia? E o saquinho para colocar o saco do pão?
- O presidente da associação dos fabricantes de plásticos de São Paulo disse que a medida vai fazer com que mais de 30 mil pessoas percam o emprego...
Arranja outro. E fácil falar quando não é com você, certo?! Mas eu acredito que um mundo sustentável pode gerar milhares de empregos muito mais dignos. Plástico mata, a gente aos poucos, através da contaminação da água e do solo, mas a morte de animais por estrangulamento e sufocamento é constante, pode ter certeza que nesse minuto uma tartaruga marinha, um pingüim ou um pássaro está sendo vítima de um objeto plástico. Isso para não citar as guerras feitas em nome do petróleo, matéria-prima do plástico. Tem gente que também não quer que as guerras acabem porque elas geram milhares de empregos, go figure...
Cansei de argumentar, para mim essa notícia veio para o melhor. Jundiaí que já havia adotado a medida há um ano, deixou de colocar quase mil toneladas de sacolinhas plásticas no meio ambiente nesse período. Imaginem todas as cidades paulistas nessa onda... Espero que a moda se espalhe para o Brasil e para o mundo todo.
Mas eu também acho que só essa medida não vai resolver o problema, a dimensão dos estragos já são enormes (leia: MHCMC x Claudia e Fatos que devemos saber sobre o mundo hoje). Não adianta abolir as sacolinhas plásticas, se cada vez mais vem aumentando o uso indiscriminado dos pratinhos de isopor, dos copos plásticos, dos canudinhos. A redução tem que ser geral.

De qualquer maneira hoje é um dia especial, um dia para entrar para a história, o dia em que cada um de nos decidiu viver a vida de maneira mais simples e mais sustentável e para isso não é preciso mudar apenas os hábitos, mas é preciso mudar de coração.

Para mais informações: http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/home/
Se você gostou desse post, você também vai gostar: http://mhcmc.blogspot.com/2011/09/as-sacolas-da-minha-vida.html

4 comentários:

  1. Isso ai!! Lembrando que nào é o fim sumário (mas o 1o importante passo) das sacolinhas, já que padaria, farmácia etc vão continuar usando... Eita povo reclamador... E também tem saco, onde a gente compra fruta e verdura no supermercado, já que no meu caso, nem sempre consigo ir a feira com meus potes :-)

    ResponderExcluir
  2. Mas como tem ingenuo (idiota) nesse Mundo. 90% dos produtos vendidos nos supermercados são embalados em plásticos, seja ele flexível ou rígido. Munidos de demagogia ecológica, supermercados paulistas acrescentam mais receita aos seus já ricos cofres. Em vez de proibir, deve-se incentivar o processo reverso na própria cadeia produtiva, ou seja, reciclar. Boa sorte com suas eco-bags e caixas de papelão contaminadas, espero realmente que você não faça algum ente querido ficar doente. Ah, e procura estudar um pouquinho mais, porque uma pesquisa britânica recente mostra que as tais eco-bags em sua fabricação é 200 vezes mais agressiva que a do plástico comum que foi considerada pela pesquisa a melhor embalagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não é ingênuidade não. Vc tem muita razão em dizer que 90% dos produtos são de plástico o que é péssimo para todo mundo. As sacolinhas são apenas um símbolo. Tem gente que nunca considerou o problema do plástico, agora talvez passe a considerar,se pergunte porque ele faz tão mal? Por quê??? E porque vc acha que os supermercados vão só lucrar com isso? Eles estão nos prestando um grande favor, se a medida não vem do indivíduo (eu evito plástico há mais de 8 anos quando tomei consciência do problema), tem que vir de cima, infelizmente. Vc acha que eles vão ganhar com a venda de sacolas retornáveis? Então faça a sua. E vc só precisa de 3 ou 4 para cobrir as compras de uma família. E como o nome diz, elas são retornáveis, vc fabrica, adquire algumas e pronto. E ai cabe a vc manter a higiene delas, assim como vc mantém a higiene de suas roupas... quanto as caixas de papelão porque elas são tão pouco higiênicas?? Os alimentos estavam nela para chegar ao supermercado, depois como vc mesmo disse todos os alimentos já são super embalados... Para mim evitar com que 130 toneladas plástico acabem no aterro sanitário por mês, isso somente em uma cidade do porte de Ribeirão Preto, por exemplo, já é uma GRANDE coisa... E como a produção de uma ecobag pode ser 200 vezes mais agressiva??? Impossível. Se esse é o problema faça a sua com uma camiseta velha. Existem inúmeras feitas da reciclagem de garrafa pet. Se isso te aflige, procure saber a procedência da sua sacola e onde foi feita. Compre 1 metro de algodão cru e peça para a sua tia fazer uma pra vc... fácil... Aqui ninguém quer discutir o que esse mercado green inventa... porque infelizmente vai ter sempre gente querendo lucrar de algum modo. Agora que só sacolinhas não vai tirar o planeta do sufoco eu concordo.
      Na minha casa não se usa canudinho, utensílios plásticos, garrafinha de água plástica e eu evito todo o resto o máximo possível, mas concordo que é difícil.

      assista um pedacinho desse doc http://mhcmc.blogspot.com/2011/10/assita-agora-e-repense-sua-vida.html

      Obrigada por comentar
      Só queria saber se responder a um comentário anônimo ele chega ao destinatário? Me diga por favor

      Excluir
  3. Gostaria de resaltar que a melhor maneira de evitar qualquer tipo de plástico é passar frequentar o mercado, a feira, o varejão ou uma horta, voc~e não volta com nenhuma porcaria para casa e a alimentação da sua família vai melhorar consideravelmente...

    ResponderExcluir