sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As sacolas da minha vida

Sou sacoleira mesmo, com o maior orgulho. Tudo começou com a minha mania por organização. Morando em New York, onde tudo acaba em saco plástico, um belo dia resolvi dar um basta no meu puxa-saco que já não cabia saco nenhum. Na hora de jogar tudo aquilo no lixo, me deu um aperto no coração. Era muito lixo desnecessário... tinha saquinho de tudo quanto é tamanho, cor, espessura e logotipo. Muitos nunca teriam nenhuma finalidade. Separei por tamanho. Os que tinham número 2 (os únicos recicláveis) foram para o lixo reciclável. Os pequenos viraram porta lanchinho. E os que não podiam reciclar foram enfiados na minha bolsa para serem reutilizados na próxima compra de supermercado. Isso era o ano de 2003 e a onda de sacolas retornáveis ainda não tinha virado moda. Com essa atitude o mundo do lixo tomou uma nova dimensão. Passei a valorizar pouca embalagem e mais conteúdo.
     Anualmente, 500 bilhões de sacos plásticos são consumidos no mundo. Desse número uma quantidade infima é reciclada, menos de 3%*. Isso tudo começou há menos de 30 anos atrás e o impacto ambiental desse estilo de vida descartável já atingiu proporções catastróficas. É lógico que a sacola plástica não é a única vilã da história, todos os derivados de plástico são altamente poluentes e devem ser evitados. Entretanto, essa é uma atitude simples. Estima-se que uma única sacola retornável faz com uma pessoa deixe de consumir 400 sacos plásticos por ano. A partir de agora, sair da padaria com o saco de pão enfiado em outro saquinho vai ser de extremo mau gosto e aceitar aquele micro saquinho de farmácia, o cúmulo, ok!?

    E com vocês, as minhas queridas sacolas...

     Ela mora na minha bolsa. Comprei na H&M em New York em 2010, custou 3 doletas. Prestes a voltar ao Brasil tive que abastecer meus pequenos com algumas poucas e boas roupinhas novas, e nada melhor que esse grande magazine sueco, não tem como resistir. Mas na hora de pagar e pegar aquele sacolão plástico tive que recusar, minha aversão as sacolas plásticas chegou a um bom limite. Estava estufando tudo na bolsa, quando o caixa sugiriu uma das "reusable bags" - na verdade eu havia esquecido a sacola abaixo em casa - e resolvi aceitar a oferta, ainda bem. Eu amo ela de paixão, quebra o maior galho, apesar de não ser muito grande. Ela é de nylon e fica bem pequeninha. Todo mundo divia ter uma.   

     Essa foi a primeira sacola a residir na minha bolsa em 2007. Ela é tudo de bom: grande, molinha, preta e super resistente. O melhor brinde que já ganhei. Veio em uma revista Elle portuguesa, que eu comprei em uma estação de trem na cidade do Porto, em Portugal. Eu não comprei a revista e ganhei a sacola, comprei a revista por causa da sacola. Estava carregando travesseiro, boneca, casaco e mais alguns trequinhos da minha filha e a salvação apareceu como um passe de mágica, ufa! Uma vez tomei um baita susto achando que a tinha perdido. Apesar de ter sido substituída pela floral, ela está sempre a mão. Quando eu saiu sabendo que vou comprar algo ela vai junto. Boutique, sapataria, papelaria, na hora H eu saco a  minha "master black bag", que é um cult.

     Muitas de vocês devem ter uma igual a essa. É a sacola retornável do Pão de Açucar. Ganhei da minha cunhada. Ela deu uma para cada mulher da família no final de 2008. Achei um presente excelente, de grande utilidade. É feita de rafia, é super resistente e cabe um montão de coisas, mas como é durona tem que ficar no porta malas do carro para as compras de supermercado. No entanto a minha já fez de tudo: mudança, bolsa de praia, transporte de reciclados, armazenamento de livros, mala de viagem...

          Adoro essa sacola, dá para imaginar o porquê. Peguei emprestada da minha sogra e nunca mais devolvi, ups! É minha desde 2008 e é sempre um hit. Uso sempre que estou a fim de fazer campanha ou "make a statement". Feita de brim cru, é grande e resistente, o único porém é que vive sujinha, mas eu não estou nem ai.

     Essa eu ganhei da minha sogra. É gigante e capaz de carregar sozinha uma grande compra de supermercado. Feita de plástico reciclado e vive no meu porta malas desde 2009. Dia de "Rancho Orgânico" é com ela que eu vou.    

     Ganhei de Natal em 2008 do irmão do meu marido. Acho que depois do "furto", a minha sogra deu a deixa: "Ela adora sacolas". Ele comprou na lojinha de souvenirs da RISD (Rhode Island School of Design), uma das universidades de design e arquitetura mais conceituadas do mundo, onde ele se formou. Então quando eu quero dar uma de bacana, eu finjo que é comigo e uso ela. Gigante, de lona, também tem mil e uma utilizades.   

     Acertou, também ganhei da minha sogra. Já deu pra perceber que quem realmente curte uma sacola retornável é ela, tem várias. Ela diz que sempre tem que comprar uma nova quando esquece as outras em casa. Ai ela vai distribuindo, essa faz parte desse time. Falei que ela tinha que deixar sempre no carro. Agora ela usa e deixa pendurada no hall da casa, na hora de sair não tem como esquecer.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário