domingo, 11 de dezembro de 2011

Consciente coletivo: episódio 4: água

A questão da água é urgente. A gente já conseguiu contaminar tudo. É ilusório pensar que você bebe água pura, praticamente impossível. Se ainda existem fontes intocadas, não é dessa água que bebemos. Até mesmo a água das fontes mais confiáveis perde sua pureza através dos processos de engarrafamento usados hoje. O plástico por si só é um contaminante. E os sistemas de filtragem usados na maioria das casas é quase a mesma coisa que nada, pode filtrar partículas, mas não altera a composição da água, que já vem tratada com várias químicas nem sempre saudáveis. Isso para não falar da contaminação dos lençóis freáticos pela indústria, inclusive a agropecuária, com o seu uso indiscriminado de agrotóxicos. No entanto, todos nos sabemos que água é essencial para a vida, a minha, a sua e de todos os seres do planeta. O vídeo abaixo nos mostra de maneira muito simples a dimensão dos fatos. Mais uma vez eu repito: chame as crianças e assistam.      
- Todos os seres vivos são feitos de 2/3 de água, assim como o planeta terra.
- 97,5% da água no planeta terra é salgada.
- Dos 2,5% de água doce, grande parte é gelo nas calotas polares ou se encontra embaixo da terra. Sendo que apenas 0,3% é água potável, que temos que dividir entre 7 bilhões de pessoas e infinitas espécies de animais e plantas.
-1/6 da população mundial vive com apenas 1 litro de água potável por dia. Já nos países “desenvolvidos” o consumo chega a ser de 400 litros/dia por pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário