quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SOS: Quero respirar...

Ontem passei uma noite horrível, literalmente não conseguia respirar. O ar está super seco, há meses não chove. O ar está super poluído, o absurdo das queimadas das plantações de cana continua, queima-se a palha da cana e junto toneladas de agrotóxicos. O ar está pobre em oxigênio (O2), estamos destruindo suas fontes: as florestas e os oceanos e em contrapartida, saturamos a atmosfera de dióxido de carbono (CO2).
Não precisa ser nenhum cientista para constatar o desequilíbrio. Como a sabia medicina ayurveda ensina: aquilo que afeta o macro, afeta o micro. O planeta está adoecendo, suas espécies estão sumindo e porque o homem acha que com ele será diferente. A arrogância cega. O homem não mede esforços para ter: uma casa com piscina, um carrão maneiro, uma bolsa Fendi até mesmo um Jimmy Choo. E que preguiça dá cuidar daquilo que existe de mais preciso: a água que bebemos e o ar que respiramos.
O mais triste é que nossas crianças estão pagando caro por isso, todos nós estamos. Mas elas são as vítimas e nós, os agentes. Se isentar da culpa porque você acha que você não tem nada com isso é covardia. Absolutamente todas as nossas ações têm algum impacto e cabe a nós escolher. Como você ganha o seu dinheiro? Como você gasta o seu dinheiro? Para que você precisa de dinheiro mesmo?
Na escola da minha filha, segunda-feira, 14 crianças do primeiro ano faltaram à aula por motivo de doença. Segundo o relato de uma das coordenadoras, um dos meninos simplesmente parou de respirar... Meu filho de dois anos há quatro meses não sabe o que é ter o nariz limpinho e respirar com tranqüilidade. Eu também não consigo, já notei que respiro no modo superficial e econômico, mecanismo involuntário de defesa, imagina o stress. Respirar mesmo é um luxo reservado às situações altamente arborizadas. Inspira, expira, inspira, expira... Fico imaginando que do jeito que está, quem consegue fazer yoga ou praticar algum esporte em uma grande cidade?
Nem vou falar das estatísticas, do incrível número de crianças que sofrem de doenças do sistema respiratório como asma, bronquite, sinusite, reniti e por ai vai. E o câncer então. E ainda tem gente que acredita que câncer é hereditário (câncer é uma doença dos genes, que se alteram e multiplicam, e que pode ser causada por fatores externos, sim).
Eu sei que esse “post”  está super deprê, foi inevitável. Também sei que só falar é fácil, então eu quero propor algumas ações. Você é só uma??? Mas é parte de 7 bilhões.
Para salvar o ar que respiramos:
- Plante uma árvore. Que tal uma por ano, ou uma por mês. Não tem lugar, qualquer parque perto de casa, na beira da estrada, no sítio de um amigo, eu te garanto, lugar é o que não falta.
- Ande, ande muito. A padaria fica a três quarteirões, ande. O salão a seis, ande. O banco a 10, ande.
- Nunca mais use qualquer tipo de aerosol na sua vida. Matar barata, só com chinelo. Pernilogo, citronela e casca de cebola. Cheiro ruim, ferver cravo e canela. Inseticidas e aromatizantes de ar são o maior veneno, veneno para a sua família e para o ar que respiramos.
- Consuma produtos orgânicos, mesmo aqueles que você não vai ingerir. O uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes destrói a capacidade do solo de reter CO2.
- Incorpore os 3Rs de todas as maneiras possíveis na sua vida: Reduza, Reuse, Recicle.


- Indigne-se: o novo Código Florestal e a construção da Usina de Belo Monte nas terras do Xingo na floresta Amazônica aprovadas pelo governo federal são o cumulo da ganância humana e do desrespeito a vida.
A lista poderia ser gigantesca, mas acredite, se você for capaz de por em prática o sugerido acima, muita coisa pode mudar.
Se você gostou desse post, também vai gostar de:
Vamos tirar o planeta do sufoco
SOS litoral brasileiro, uma mãe pede atenção
MHCMC x Claudia e Fatos que devemos saber sobre o mundo hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário