quarta-feira, 11 de julho de 2012

FVM: Pitanga e pet: Lembrancinha sustentável

Algumas semanas atrás, comemoramos o aniversário de 3 anos do meu filho em um buffet infantil tradicional. O que significa muitos refrigerantes, utensílios descartáveis, balas e chicletes cheios de corantes e no final da festa uma das opções obvias de lembrancinha que a gente não sabe mais onde enfiar: garrafinha de água, brinquedinhos sortidos que quebram no minuto seguinte ou, para ser curta e grossa, qualquer tranqueira que se encontra numa loja de 1,99.
Pois bem, isso tudo para mim era inaceitável, se não faz parte da minha vida, não faria parte do aniversário do meu filho. Então tratei de alugar os talheres, pratinhos de cerâmica e copos de aço inox para as crianças para serem servidos os sucos naturais de maracujá e uva orgânicos. Dispensei os saquinhos com balas e chicletes e passei a noite assando cookies de aveia e chocolate chips também feitos com ingredientes orgânicos, que foram o maior sucesso (esqueci de fotografar, ups). E fiz questão de retribuir a presença de todos os seus amiguinhos da escolinha com algo que eu considero ter valor inestimável: uma árvore.
Pedi para o buffet me doar algumas garrafas de refrigerante, ironicamente elas não ficaram fora da festa, e as reutilizei como vasinhos para as mudinhas de pitanga que pipocaram em praticamente em todos os vasos do meu quintal. Nesse último verão consumimos pitanga como nunca. Descobrimos algumas árvores em uma praça perto de casa e regularmente íamos lá nos abastecer. As sementes eram jogadas aleatoriamente nos vasos e quando menos esperávamos tínhamos mais de 160 mudinhas. Temos mudas de mangueira, abacateiro, lichia, laranjeira, jabuticabeira tudo resultado de sementes que foram despretensiosamente colocados na terra de outros vasos e brotaram. Adoro.  Quero muito ter uma chácara para plantar todas essas árvores e saber que elas foram meus bebês... Está na minha listinha de sonhos.
Para completar a lembrancinha fiz um bilhetinho de agradecimento que tinha todas as informações sobre a pitangueira, uma árvore nativa da nossa Mata Atlântica, e cuidados para cultivá-la. Se cada amiguinho fizer sua mudinha vingar, o que não é difícil, em menos de 3 anos, quando eles próprios tiverem apenas 6 anos, teremos 20 árvores a mais nesse mundo, produzindo pitangas docinhas, cheias de vitamina C e cálcio. Bingo. Impossível existir lembrança melhor nesse mundo.





Se você gostou desse post, também vai gostar de:

2 comentários: