segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

12 resoluções para 2012

Essas são algumas resoluções que eu já fiz na minha vida e posso dizer que elas são muito mais fáceis de realizar do que emagrecer 5 quilos ou ajuntar dinheiro para comprar uma geladeira nova. O que eu ganhei com isso? Saúde, consciência social, ambiental e uma incrível satisfação. Feliz 2012!
1.   Se não precisa, não compre. Se você não usa, doe. Se não tem utilidade e não conte uma história, passe para frente. Nada como se sentir livre, leve e solta. E é assim que você se sente quando se desprende de coisas materiais e aprender a valorizar a funcionalidade e durabilidade daquilo que precisamos. Menos é mais.

2.   De preferência a produtos produzidos localmente. Freqüente uma horta. Na feira, opte por quem vende frutas e verduras de produção local. Na hora de dar um presente, visite a feira de artesanato ou lembre-se de um artista ou daquela conhecida que faz sabonete artesanal. Esse tipo de consumo evita desperdício de materiais e combustível utilizados no transporte. Incentiva o pequeno produtor. E colabora com a distribuição de renda de maneira justa. E é lógico, sempre prefira produtos made in brazil. Quando for à China, consuma os chineses.  

3.  Desligue de vez em quando a televisão, o celular e o computador e vislumbre o mundo de possibilidades que vai surgir na sua frente. Aproveita e usa tudo aquilo que você aprendeu na telinha.

4.   Evite objetos plásticos ao máximo. Sacolas de supermercado, canudinho, copos, talheres e pratos descartáveis, bandejas de isopor, objetos de decoração e utensílios como copos, tigelas e guarda mantimentos.  Eles estão literalmente destruindo o planeta e a nossa saúde.

5.   Nunca mais pise no corredor de inseticidas, pastilhas contra insetos, aromatizantes de ambiente em aerosol e afins. Puro veneno para tudo e todos, principalmente você e suas crianças. Essa é uma das indústrias mais F#@#$% que existem. Ganância acima de qualquer coisa. Na placa do corredor deveria estar escrito: “fast câncer.”

6.   Pise com extrema cautela no corredor de produtos de limpeza. Eu passo correndo. Pego álcool, água sanitária (tentei água oxigenada, mas ainda não é viável), sabão de coco, detergente biodegradável e sabão em pó para ser usado a conta gotas. Produtos de limpeza podem matar germes, mas também liberam gases e deixam resíduos que fazem mal a saúde e são até mesmo cancerígenos. Então porque você vai passar isso na sua casa onde seu bebê engatinha e depois coloca a mão na boca? E lembre-se, no mudo das bactérias, existem as benéficas e as ruins. O genocídio no mundo microscópico pode ter conseqüências avassaladoras no nosso mundinho. Essa parte os comerciais esquecem-se de ressaltar. Nem vou citar fatos sobre a contaminação da água... vou deixar você matutando sobre aquele desengordurante poderosíssimo. Ah, depois que você passar pela fase de desintoxicação, amaciante vai te dar dor de cabeça e cera de chão falta de ar.

7.   Quando pensar em cura, para um resfriado, gripe, enxaqueca, pressão alta, dor de barriga, mal humor e todos os outros males que acometem o nosso corpo, pense alimento e nunca remédio. Vou fazer a resolução aqui e agora de que em 2012 eu vou dividir escrever mais sobre esse tópico: importante, essencial e vital. 

8.  Trabalhe com aquilo que te dá prazer, não prejudique o próximo e muito menos o mundo. Nem vou citar as empresas que eu cortaria da lista, para deixar tudo a seu critério.

9.  Em vez de consumir coisas, consuma experiências.

10. Reduza, reuse e recicle. Ao adotar essa atitute você vai ver a criatividade aflorar de uma maneira incrível.

11. Adquira a capacidade de ouvir. Adquira a capacidade de aceitar e compreender. Adquira a capacidade de ignorar tudo e todos e escutar seu coração. E principalmente de acreditar no poder de suas ações.

12. É muito mais fácil mudar e se reinventar do que você imagina, é só começar.
Se você gostou desse post, também vai gostar de: http://mhcmc.blogspot.com/2011/09/por-favor-diga-nao-as-embalagens-de.html

3 comentários:

  1. eu voto em vc pra presidente do mundo...
    o mundo precisa de mais gente como vc!
    é isso ai pessoal, vamos pensar, vamos tentar!

    ResponderExcluir
  2. Como podemos fazer pra isso passar nos telejornais??

    ResponderExcluir
  3. Se passar nos telejornais o mundo publicitário quebra.A economia desacelera. E o Brasil vai perder o posto de 6 economia do mundo. Rir ou chorar, eis a questão?

    ResponderExcluir