quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FVM: Potes de vidro decorados com tecido

Quem lê o blog já notou que eu evito o uso de plásticos ao máximo e tenho várias razões para isso (em breve faço uma listinha). No entanto, um dos principais motivos é que o plástico contamina os nossos alimentos, nossa água e conseqüentemente o nosso corpo. Porque ninguém fala sobre isso? Bem, uma das razões é de que ele é um derivado de uma indústria trilionária, a do petróleo. Além de ser um produto muito recente na história do homem e ainda têm muita gente encantada com a sua praticidade. No entanto, em menos de 50 anos do seu uso massificado (surgiu em 1909), o plástico, sendo na maioria das vezes usado em materiais descartáveis, já deixou rastros devastadores, com níveis de poluição química e física sem precedentes.
Para saber mais sobre os efeitos nocivos do plástico click nos links ao lado “meu bebê merece viver sem bisfenol” ou "plastic free".
Já o vidro, com mais de 6 mil anos de história, é um material pouco nocivo ao meio ambiente. Apesar de não se decompor com facilidade, ele não libera resíduos tóxicos como o plástico e é 100% reciclável. O vidro é feito de areia (sílica) que em altas temperaturas torna-se uma base líquida moldável e que depois de resfriada se torna os mais variados tipos de vidros que conhecemos. E por essas razões eu recomendo o vidro para armazenar alimentos, esquentar a comida no microondas e afins. Além do que, a beleza do vidro é inigualável. Quem já visitou um ateliê de vasos sabe do que eu estou falando. A arte de moldar vasos de vidro através com o sopro é incrível, mágico.
Nesse FVM a minha matéria prima são os mais variados potes de vidro que consumimos regularmente: vidro de palmito, azeitonas, geléia, molho de tomate, que geralmente vão parar no lixo. 
Materiais: Potes de vidro, retalhos de tecidos, cola branca e tesoura.
Eu colecionei os meus potes de vidro por cerca de um mês. Coloque todos os potes por uma noite em um balde com água, no dia seguinte pegue uma faquinha e raspe os rótulos. Essa foi a técnica mais eficiente que eu achei para rótulos difíceis de tirar.
Com a sua matéria prima as mãos faça uma seleção de retalhos bacanas e mãos a obra.
Pegue uma tigela que tenha a circunferência com cerca de 3 cm maior que a da tampa e corte os círculos nos tecidos. Passe bastante cola branca na superfície das tampas, inclusive nas laterais e aplique o pano. Faça uma trouxinha com a sobra do pano repujando tudo para a parte interna da tampa e rosqueie novamente no vidro para secar. Se achar necessário passe um pouco mais de cola nas laterais. Depois de seco, recorte o excesso de pano.
E para preencher os potes que ficam muito fofos escolha alimentos nutritivos e de preferência orgânicos como a pipoca (já que o milho convêncional com certeza é transgênico e carregado de agrotôxicos), café, granola, castanhas, amêndoas, damasco,enfim, comidinhas gostosas. Eu até fiz umas etiquetas de orgânicos para indicar os alimentos que são em um papel vegetal adesivo. E já presenteei várias pessoas queridas com os meu potinhos.




Se você gostou desse post, também vai gostar de: 
Assista agora e repense sua vida "plastificada"
Vamos tirar o planeta do sufoco
Diga NÃO às embalagens de ISOPOR


2/08/2012
A pedido de uma leitora eu estou adicionando algumas imagens da parte interna da tampa de um dos potinhos 8 meses depois de ter sido feito. Vale lembrar que eu uso esse pote quase que diariamente, ele guarda a minha granola :)

O truque e colar o pano o mais rente possível do final da borda da tampa, só um pouquinho dentro da parte interna para o acabamento ficar melhor. Para isso passe bastante cola branca nas laterais e deixe secar com o excesso de pano repuxado para dentro e só depois de seco cortar o excesso. Depois é só passar mais cola no que ficar solto e deixar secar. Funciona super bem e não descola.  



5 comentários:

  1. Vamos sim ajudar o planeta. Adorei seu post.

    ResponderExcluir
  2. AMIGA,
    ESTOU PRECISANDO DE AJUDA, PARA FAZER AS TAMPAS DOS POTES,PRINCIPALMENTE NA PARTE DE DENTRO!!
    AGUARDO RESPOSTA.
    UM GRANDE BEIJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, vou adicionar ao post algumas imagens da parte de dentro da tampa de um dos potinhos que ainda tenho comigo e é usado diariamente... a maioria dos que eu fiz viraram presentinhos. bjs

      Excluir
  3. Amei as ideias,para a decoração dos vidros,vou aproveitar muito as ideias.Obrigado

    ResponderExcluir